Por que eu parei de usar desodorante?



Olá!

Primeiro post do blog e eu gostaria de começar falando sobre uma mudança de hábito. Não me lembro exatamente como e quando comecei a usar desodorantes, mas acredito que tenha sido no comecinho da pré-adolescência com uns 10/11 anos, quando nós começamos a perceber que suar na axila pode ter um odor um tanto quanto desagradável, inclusive lembro de nessa época as pessoas me recomendarem (mesmo sem eu pedir) passar limão para acabar com o mal cheiro. Passei? Claro, minha mãe obrigava. Resolveu? Nunca tive muita certeza quanto a isso.

Enfim, voltando aos desodorantes de verdade, comecei usando os chamados "desodorantes roll on", aqueles que tem uma bolinha que você tem que passar na pele para conseguir usufruir do produto, passando uns anos, percebi que aquilo não era a melhor coisa para mim, não secava e não durava muito, logo, não mantinha a axila 'ok'. Mudei para o desodorante aerossol e demorei um bom tempo para encontrar um que realmente funcionasse para mim, que suo bastante, quando finalmente encontrei usei por anos, até 3 meses atrás, que foi quando eu decidi parar de vez de usar.

Ah mas eu decidi do nada? Não exatamente. Ano passado eu descobri um blog chamado Uma Vida Sem Lixo (que até então era Um Ano Sem Lixo). A Cristal, autora do blog, dá várias dicas de como produzir pouco lixo ou lixo nenhum. Durante as minhas leituras, vi um post que ensinava a fazer um desodorante natural, e lá ela falava um pouco sobre porque a substituição era a maior alternativa. Testei a receita dela por algumas semanas e não me identifiquei, então voltei a usar o aerossol normalmente, até que chegou 2019.

Antes de continuar a falar sobre como fiz a substituição, primeiro vamos falar sobre os principais motivos que você também deveria parar de tentar usar os desodorantes tradicionais? Vamos!

- o alumínio: ele faz parte da formulação dos desodorantes pois atua obstruindo os poros das axilas, assim impedindo a passagem do suor, por isso o nome "antitranspirante". O problema é que essa ação bloqueadora pode ser considera prejudicial, já que quando não transpiramos ocorre o chamado desequilíbrio térmico. Além disso, a transpiração ajuda a liberar as toxinas do corpo, desta forma se você não transpira, essas substancias permanecem, podendo até causar doenças. Estudos indicam que o alumínio pode ser muito nocivo para a saúde, pois as moléculas do composto são muito pequenas, podendo penetrar pela pele e entrar nosso sistema sanguíneo com facilidade. Esse acúmulo de metal no nosso organismo está associado à doenças inflamatórias, doenças autoimunes e até câncer. Isso ocorre pois ao tentar se defender dos compostos químicos, o corpo passa por um processo inflamatório e dependendo da gravidade, desencadeia as doenças. 

- a embalagem aerossol: "um aerossol é a suspensão de partículas finíssimas sólidas ou líquidas em um gás. Uma vez emitidas para a atmosfera, essas partículas podem passar dias suspensas antes de se depositarem novamente na superfície da Terra, podendo também serem carregadas a longas distâncias por correntes de ar, causando impactos não só regionais e locais, mas também globais. Partículas de aerossol podem atuar absorvendo ou espalhando a radiação solar, influenciando diretamente no clima ao atuar na formação das nuvens, modificando os ciclos hidrológicos e o regime de chuvas" (ECycle). Além disso, as embalagens, se não forem descartadas corretamente, causam grande impacto negativo no meio ambiente.

- sobre odores naturais: para quem não sabe, essências muito artificiais, além de causar irritação na pele, podem também potencializar o odor, traduzindo, se você tenta bloquear um odor com um cheiro artificial, há um risco de potencializar o mau cheiro quando o desodorante parar de fazer efeito.

Mas vamos lá! Eu realmente parei de usar desodorante? Sim e não. Sim, porque eu não compro desodorante há mais de 3 meses. Não, porque eu substitui por uma receitinha pessoal, desenvolvi meu próprio desodorante que funciona super bem para mim. Fiz minha "própria receita" porque como disse anteriormente, a receita da Cristal não funcionou. 

O que tem na receita: leite de rosas, bicarbonato de sódio e óleo de côco.



- leite de rosas: é um produto que existe desde 1929, e eu sei que muita gente usa como demaquilante, porém isso é completamente errado (dá uma pesquisada), principalmente porque na embalagem está escrito "desodorante corporal". Uso ele na mistura por ter um cheiro agradável e ser antisséptico. Ele é composto por: água, álcool, óxido de zinco, cloreto de benzalcônio, sorbitol e digluconato de clorexidina. Pesquisando essas substâncias concluí que nenhuma delas faz mal para o nosso corpo e organismo, quanto o alumínio. Para quem tem pele sensível recomendo que substitua por leite de magnésia.

- bicarbonato de sódio: impede que as bactérias que causam o cheiro ruim nas axilas se proliferem, além disso ele é um antitranspirante, que segura o suor na medida certa, sem fazer mal. Alguns lugares dizem que ele também clareia as axilas. 

- óleo de côco: assim como bicarbonato, ele é o queridinho de muita gente e funciona para várias coisas, mas nessa receita especificamente, eu uso por causa do cheiro bom e para as axilas não ficarem ressecadas por causa dos outros ingredientes.

Como eu faço: misturo tudo, se quiser tipo uma pastinha é só colocar mais bicarbonato, eu prefiro ele mais líquido. Coloco numa embalagem de vidro com spray que reutilizei, sempre coloco nela.

embalagens para versão líquida e versão pastinha, ambas reutilizáveis


E funciona mesmo? Para mim funciona sim, já testei em situações que andei o dia todo no calor, suei e o cheiro continuou ótimo, fica alternando entre o leite de rosas e óleo de côco. É claro que o suor não é segurado da mesma maneira que o desodorante tradicional, mas achei bem tranquilo de acostumar (e olha que suo horrores).

Para concluir, vamos recapitular as vantagens:
- não usar ou usar menos alumínio no seu corpinho;
- produzir muito menos lixo, porque você pode comprar um pote de vidro de óleo de côco e o bicarbonato a granel e vai render para váriaaaas receitinhas;
- economizar dinheiro, como eu disse os ingredientes rendem muito e a misturinha também;

Eu me adaptei bastante e não está nos meus planos voltar a usar desodorantes tradicionais apesar da praticidade. Agora, se você deseja evitar a fadiga, tem várias lojas legais no Instagram que vendem produtos naturais bem interessantes, como a Ziza Care, Relax Cosméticos, Inversa Cosméticos, Sabão e Glicerina, etc.

É isso, espero que tenham gostado. Deixem seu comentário e compartilhem com seus amigos. Até o próximo post! 

Fontes maravilhosas que usei: ECycle - Insider - Dicas de Mulher
Beijos, Raíssa!


0 Comentários