Resenha: O segredo do meu marido - Liane Moriarty




Ficha Técnica
Título Original: The husband's secret
Autora: Liane Moriarty
Páginas: 368
Ano: 2014
Editora no Brasil: Intrínseca

Sinopse
Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta para ser aberta apenas depois que ele morresse. Imagine também que essa carta revela o pior e o mais profundo segredo dele - algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você esbarra nessa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo...

Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar de sua pequena comunidade, uma esposa e mãe devotada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia - ou uma à outra -, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela.

"Nenhum de nós conhece todos os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre. Pergunte a Pandora"

"O segredo do meu marido" conta com 3 protagonistas mulheres: Tess, Rachel e Cecília.

Tess, é mãe de Liam e casada com Will, depois de muitos anos de casamento ela é surpreendida quando seu marido e sua prima Felicity revelam que estão apaixonados um pelo outro, por isso ela decide ir para Sydney ficar um tempo com sua mãe e refletir sobre qual será o destino de seu casamento. Leva Liam junto com ela e acaba reencontrando Connor, um ex namorado da época do colégio.

Rachel é mãe de Rob e avó de Jacob. Está bastante frustrada porque sua nora conseguiu um novo emprego em Nova York e vai levar todo mundo para morar com ela por pelo menos dois anos. Além disso, Rachel tinha outra filha, que foi assassinada anos atrás, Janie morreu estrangulada e ninguém descobriu quem foi o assassino. Mas Rachel tem quase certeza de que foi Connor, apenas não tem provas.

Cecília é mãe de três meninas: Esther, Isabel e Polly, está em um casamento muito bem sucedido com John-Paul e é um exemplo de mulher para comunidade. Ela se vê em um conflito quando encontra uma carta de seu marido escrito que ela só deveria abrir quando ele morresse. Ao comentar isso com ele, percebe o nervosismo e a expressão perturbada do cônjuge, então decide abrir o envelope sem permissão e o que descobre mudará sua vida para sempre.

Outro livro da Liane com protagonistas mulheres que têm suas famílias, segredos, angústias e aparências. O primeiro livro que li da autora foi "Pequenas Grandes Mentiras" e fiquei receosa que "O segredo do meu marido" fosse ficar muito abaixo das expectativas, mas acabei gostando bastante da leitura.

A autora é muito boa em criar personagens reais e palpáveis, na leitura parece que você conhece muito bem as protagonistas, como se realmente convivesse com elas, é muito fácil emergir na trama.

Não foi um livro com reviravoltas ou surpresas, mas ainda assim prende, o leitor se interessa muito em saber quais serão as decisões tomadas por Rachel, Tess e Cecília. 

Eu gostei de todos os personagens achei as três protagonistas muito bem construídas e com personalidades tão complexas quanto de qualquer pessoa real. Fiquei um tantinho decepcionada com a escolha da Tess, mas não posso dizer que o certo seria ela ter tomado outra decisão, principalmente porque nunca fui casada. O que eu gosto nos livros da Liane também é que as crianças são super legais e inteligentes, ela não faz delas apenas personagens que servem como algo que está lá por estar.

Achei o epílogo genial e até me ajudou a aliviar um pouco a consciência, pois realmente fiquei com pena do assassino da Janie. Acredito que o maior questionamento do livro é que a gente sempre tem opiniões muito bem formadas sobre a vida dos outros, mas não sabe exatamente o que fazer com a nossa. Que a família pode ser ser um presente, mas também pode nos fazer sofrer. E que por mais que você acredite conhecer alguém, você nunca conhecerá realmente, porque todo mundo tem segredos, as vezes grandes, as vezes pequenos, as vezes irrelevantes e as vezes muito graves.

NOTA: ⭐⭐⭐⭐


2 Comentários

  1. Oi Raissa, adorei suas considerações finais sobre o livro, só por ler ele já deu vontade de conhecer mais deste livro!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha Raíssa. Ainda não li nada da autora, mas pretendo começar pelo livro que inspirou o seriado Big Little Lies. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

Incentive o blog! Comente o post com sua opinião ou sugestão, todos os comentários são bem-vindos, exceto os ofensivos. Deixe seu link caso você também tenha um espaço. Muito obrigada!