Resenha: Fábrica de Vespas - Iain Banks



Ficha Técnica
Título Original: The Wasp Factory
Autora: Iain Banks
Páginas: 240
Ano: 2016
Editora no Brasil: Darkside

Sinopse:
Frank – um garoto de 16 anos bastante incomum – vive com seu pai em um vilarejo afastado, em uma ilha escocesa. A vida deles, para dizer o mínimo, não é nada convencional. A mãe de Frank os abandonou anos atrás; Eric, seu irmão mais velho, está confinado em um hospital psiquiátrico; e seu pai é um excêntrico sem tamanho. Para aliviar suas angústias e frustrações, Frank começa a praticar estranhos atos de violência, criando bizarros rituais diários onde encontra algum alívio e consolo. Suas únicas tentativas de contato com o mundo exterior são Jamie, seu amigo anão, com quem bebe no pub local, e os animais que persegue ao redor da ilha.

Sou uma grande fã de livros que tratam de temas como psicopatia, assassinatos em série, pessoas com mentes perturbadas, etc. Quando eu li a sinopse do livro fiquei bastante empolgada e logo comprei.



Frank é um personagem bem complexo e perturbado, vive com o pai em uma ilha afastado do resto do mundo, tem como diversão explodir coisas e animais, beber com seu melhor amigo Jamie e trabalhar em sua fábrica. Ele foi abandonado ainda bebê por sua mãe e acredito que por isso seja tão machista e odeie tanto as mulheres. Além do pai, Frank tem um irmão mais velho chamado Eric. que ficou completamente insano depois de uma sequência de acontecimentos ruins.

Eu não sei se é porque eu estava em uma grande ressaca literária ou eu realmente não gostei tanto assim do livro. A questão é que eu esperava MUITO mais. A história é interessante, mas eu não me senti chocada, nem comovida. Frank claramente tem a mente perturbada, mas eu não o consideraria um psicopata., ele tem a sensibilidade que falta em alguém com o transtorno. Percebi que o autor usou alguns conceitos de psicanálise na história, principalmente no final, onde a surpresa acontece.

As pessoas mais malucas. Uma porção delas parece estar na liderança de países ou religiões. Ou exércitos. Os malucos de verdade.

Os pontos altos do livro são quando Frank narra como aconteceram os assassinatos, que na verdade não foram realmente assassinatos, ele não matou diretamente nenhuma de suas vítimas, e sim causou a morte delas através de acidentes planejados. O livro tem também várias críticas diretas sobre política e sociedade. A tal fábrica de vespas não foi tão detalhada quanto eu gostaria que fosse e as justificativas pelas quais ela foi criada e era usada não pareceram muito claras, é como se ela fosse uma espécie de culto sobrenatural que contava as coisas para Frank depois de alguma oferenda, ou pelo menos ele acreditava nisso. Eric é um personagem bastante interessante, e o capítulo intitulado "O que aconteceu com Eric" foi o melhor pra mim.

Você quer pena de morte porque ela faz com que você se sinta melhor, não porque seja uma medida de restrição ou qualquer besteira assim.

Enfim, o livro é legal, mas não criem grandes expectativas com ele, não espere que Frank seja um cara frio e apático, porque ele não é, só tem uma visão distorcida do mundo.


NOTA: ⭐⭐⭐

0 Comentários