Resenha: Condenada - Chuck Palahniuk



Ficha Técnica
Título Original: Damned
Autor: Chuck Palahniuk 
Páginas: 304
Ano: 2013
Editora no Brasil: Leya

Sinopse
A filha de uma estrela de cinema narcisista e de um bilionário, Madison, é abandonada em uma escola interna na Suíça durante o Natal enquanto seus pais estão divulgando seus novos projetos e adotando mais órfãos. Ela morre de uma overdose de maconha – e a próxima coisa que sabe é que está no inferno. Madison compartilha sua cela com um grupo heterogêneo de jovens pecadores que é quase bom demais para ser verdade: uma líder de torcida, um atleta, um nerd, e um punk, unidos pelo destino para formar a versão “six-feet-under” do filme favorito de todos. Madison e seus amigos caminham através do Deserto de Caspas e escalam a Montanha Traiçoeira de Unhas para enfrentar Satanás em sua cidadela. Todos os doces, que servem como moeda no inferno, não poderão comprá-los.

O que faz a Terra se parecer com o Inferno é a expectativa de que se pareça com o Paraíso

O livro conta a história da morte de Madison Spencer e como ela acabou sendo condenada ao inferno com 13 anos. A narração é feita pela própria protagonista que conta como era sua vida na terra e como está sendo sua adaptação a morte.

Ainda não resolvi se "Condenada" é bom, porque tenho um pouco de dificuldade em lidar com o estilo de escrita do Chuck. É divertido, não posso negar, é também irônico e sarcástico, contém o típico humor ácido de suas outras obras. Mas a narrativa é um pouco arrastada, é tudo muito nonsense, gosto disso, mas depois de um tempo se torna ligeiramente entediante. O único personagem que conhecemos de fato é Madison, e mesmo assim parece algo vago, quanto aos outros, não há uma boa construção, é quase como se estivessem ali pra encher linguiça. O enredo também me incomoda quando coisas simples demoram para serem reveladas e transformações mais complexas acontecem de uma hora pra outra, sem nenhum tipo de clímax.

Terminei o livro sofrendo e ainda tenho a sequência pra ler. Não é que seja chato o tempo todo, porque em alguns momentos a leitura flui normalmente, mas acaba se tornando difícil de manter um bom ritmo.

A amiga que me emprestou o livro ama as histórias do Chuck, eu realmente acho ele um autor completamente sem noção (no bom sentido) e tem uma escrita muito original, porém acho que o timing dele pra certas coisas não é tão bom. Vou ler o segundo livro, que é maior, e espero de coração que seja melhor e eu não abandone como fiz com "Assombro".

NOTA: ⭐⭐⭐

1 Comentários

  1. Oi Raissa, adorei a resenha sincera, adoro resenhas assim!
    Eu amei a capa e nem conhecia o autor sabe, também tenho dificuldade com narrativas arrastadas, mas tem pessoas que amam uma narrativa descritiva, tive esse mesmo problema com O imortal!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir

Incentive o blog! Comente o post com sua opinião ou sugestão, todos os comentários são bem-vindos, exceto os ofensivos. Deixe seu link caso você também tenha um espaço. Muito obrigada!